quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

[Célula relacionado com botânica] Raiz do Milho

Galera antes de mais nada, peço que pra observar a legenda dessa foto tirada pela Mariana Teixeira de um corte feito pelo Felipe Tieppo, ambos alunos da UFTM, cliquem na imagem, pois não é possível colocá-la no blog no tamanho original. Lâmina vista a um aumento de 100x

Quando vcs abrirem a imagem numa resolução maior perceberão algumas setinhas, cículos e chaves.
1ª parte. O círculo azul indica uma região chamada medula que é composta por células do parênquima.
A seta Preta própria do microscópio indica a uma célula do Xilema que é bem grande e se repete algumas vezes, tem como função o transporte de água e sais minerais para as folhas da planta.
As setas vermelhas indicam o floema que são bem menores e aparecem entre as células de xilema, tem como função o transporte da seiva elaborada pra raiz.
Essa primeira parte descrita é chamada de câmbio vascular.
2ª parte. As setas verde escuro indicam a endoderme, bem visível como um anel de apenas uma camada de células em volta do câmbio vascular, servem para o revestimento do CV.
3ª parte. A chave laranja indica a região do córtex que é composto por células parenquimáticas que fazem o transporte da água até o CV.
4ª parte. Mostrando a epiderme com apenas uma camada de células as setas amarelas, a epiderme é responsável pela absorção da água e nitrientes no solo, podendo desenvolver alguns tricomas para aumentar essa absorção.

3 comentários:

  1. Genteeeeeeee
    Esse corte vai ficar pra históriaa.. née Felipe? rsrs
    Parabéns!!! Excelentee.. muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Felipe!!! O corte que você fez ficou excepcionalmente perfeito. Essa foto mostra com clareza a organização interna da raiz do milho e facilita observar as estruturas que a constituem. Um dia eu ainda vou conseguir fazer um corte assim...

    ResponderExcluir
  3. Você foi fodaaaa conseguindo realizar esse cortee viu!! ficou muitoo legal! Parabéns!

    ResponderExcluir